postado em 20/01/2009 07:15
PRESIDENTE
BARACK HUSSEIN OBAMA
Primeiro negro a ocupar a Casa Branca, Obama tem sólida formação intelectual e assume cercado de expectativas e com a promessa de mudança nas práticas polÃticas que vigoram em Washington e na sociedade como um todo.
PRIMEIRA-DAMA
MICHELLE OBAMA
Apesar de não ter um cargo oficial, a mulher do presidente tem importância na construção da imagem do governo. Geralmente tem agenda própria e trabalha em causas humanitárias e beneficentes.
CHEFE DE GABINETE DA CASA BRANCA
RAHM EMANUEL
Ex-assessor de Clinton, é conhecido por suas posições duras e tem papel importante no dia a dia. Equivalente ao Ministro da Casa Civil no Brasil.
VICE-PRESIDENTE
JOE BIDEN
Senador veterano, é um dos polÃticos mais respeitados no Congresso. Integrante do Comitê de Ralações Exteriores do Senador, dá credibilidade à polÃtica internacional do novo governo. É considerado um polÃtico moderado e conciliador.
ECONOMIA
SECRETÃRIO DO TESOURO
TIMOTHY GEITHNER
Antigo presidente do Federal Reserve de Nova York, conhece bem os mecanismos de Wall Street e tem grande reputação na área. Assume com a difÃcil tarefa de regular o mercado financeiro e administrar a gigantesca crise econômica.
DIRETOR DO CONSELHO ECONÔMICO NACIONAL
LAWRENCE SUMMERS
Ex-secretário do Tesouro de Bill Clinton, é voz influente no Banco Mundial. Especialista em globalização, também terá dias difÃceis pela frente para controlar a economia e tirar o paÃs da atual recessão.
SEGURANÇA NACIONAL E POLÃTICA EXTERNA
CONSELHEIRO DE SEGURANÇA NACIONAL
JAMES JONES
General de quatro estrelas, respeitado entre democratas e republicanos, comandou a Otan na Europa entre 2003 e 2006. Teve importante papel na condução da ofensiva no Afeganistão e pretende dar mais importância a esse conflito do que ao Iraque
SECRETÃRIA DE ESTADO
HILLARY CLINTON
Uma das advogadas mais prestigiadas dos EUA, a ex-senadora e ex-primeira-dama comanda a diplomacia e propõe uma mudança de orientação para a polÃtica externa, que deve combinar diálogo com algumas posições mais duras. Sua forte posição pró-Israel pode complicar as relações com o mundo árabe.
EMBAIXADORA PARA AS NAÇÕES UNIDAS
SUSAN ELIZABETH RICE
Assessora de campanha de Obama em questões de polÃtica externa, trabalhou no Departamento de Estado no governo Clinton. É especialista em crises globais, paÃses em desenvolvimento e pobreza. Terá que trabalhar em harmonia com Hillary.
SECRETÃRIO DE DEFESA
ROBERT GATES
Primeiro integrante de dois governos de diferentes partidos, ex-chefe da CIA tem respaldo polÃtico em todos os setores em Washington. Defensor de uma polÃtica mais diplomática, terá que planejar a retirada de tropas do Iraque e o prometido reforço no Afeganistão. Defende uso da diplomacia com o Irã.
SECRETÃRIA DE SEGURANÇA NACIONAL
JANET NAPOLITANO
Governadora do Arizona desde 2002, é pragmática e vai ter que trabalhar com o delicado tema da imigração. Defende uma reforma na legislação sobre o tema
OUTROS CARGOS RELEVANTES
SECRETÃRIO DE EDUCAÇÃO
ARNE DUNCAN
Amigo de Obama desde os tempos de faculdade em Chicago, dirigiu o sistema público de educação de Chicago por sete anos e terá que cumprir a promessa de expandir as vagas escolares dirigidas aos mais pobres.
SECRETÃRIO DE JUSTIÇA
ERIC HOLDER
Graduado em Columbia, trabalhou como fiscal federal, adquirindo boa reputação no combate à corrupção no setor público. Trabalhou na equipe de Clinton e defende o fechamento da prisão de Guantánamo e critica a prática de tortura.
SECRETÃRIO DE ENERGIA
STEVEN CHU
Prêmio Nobel de FÃsica em 1997, será o homem encarregado de buscar fontes de energia limpas e comandar a prometida revolução na área energética, diminuindo a enorme dependência do paÃs em relação ao petróleo.
SECRETÃRIO DE SAÚDE PÚBLICA
TOM DASHLE
Um dos lÃderes democratas no Senado, é importante articulador polÃtico no Congresso. Terá a árdua missão de criar um programa de assistência nacional de seguro de saúde para todos que não desfrutam de assistência particular.
SECRETÃRIO DA AGRICULTURA
TOM VILSACK
Governador do estado de Iowa, terá que renovar a produção da agricultura norte-americana, aliada a fontes de energia renováveis.
LEIA MAIS » Ouça um minidocumentário sobre o presidente Barack Obama