postado em 20/01/2009 10:04
LONDRES - O mundo vê com otimismo a chegada de Barack Obama à Casa Branca, esperando que sua presidência tenha um impacto positivo nas relações dos Estados Unidos com o resto do mundo, confirmou uma pesquisa de opinião realizada em 17 países pela rede britânica de rádio e televisão BBC.
Segundo a pesquisa, divulgada horas antes da posse de Obama, dois terços dos entrevistados se disseram otimistas sobre a possibilidade de o novo governo melhorar suas relações exteriores.
Apenas 19% se mostraram céticos sobre as chances de uma mudança e 5% previram uma piora nessas relações. Os países mais otimistas são Gana, com 87% dos entrevistados confiantes, Itália (79%), Alemanha (78%) e Espanha (78%).
Os menos otimistas são Japão e Rússia, com menos da metade dos entrevistados prevendo um impacto positivo nas relações de Washington com o mundo.
Com relação às prioridade do novo presidente, 72% dos entrevistados consideraram que a crise financeira global deve ocupar o primeiro lugar na agenda Obama, seguida pela retirada das tropas americanas do Iraque (50%) e a mudança climática (46%).
Para os entrevistados, as outras prioridades são a melhora nas relações dos EUA com seus respectivos países (46%), a mediação no conflito árabe israelense (43%) e o apoio ao governo afegão em sua luta contra os talibãs (29%).