postado em 03/02/2009 07:43
A mais nova promessa para o tratamento do câncer de mama tem nome: DyNeMo. O software é capaz de prever, com 80% de precisão, se uma paciente vai se recuperar ou não. Desenvolvida pelo canadense Jeffrey Wrana ; médico do Instituto de Pesquisa Samuel Lunenfeld, do Mount Sinai Hospital (em Toronto) ;, a tecnologia analisa as redes de proteínas das células cancerígenas, identifica variações em suas ;assinaturas; e antecipa a provável evolução do tumor. ;As proteínas são os produtos dos genes e controlam todos os aspectos do comportamento das células do corpo;, explicou Wrana ao Correio, em entrevista por e-mail. ;Ao analisarmos o câncer de mama, identificamos mudanças estruturais na rede de proteínas que estavam associadas a diferentes resultados (bons e ruins) do câncer;, acrescentou.
Se uma paciente recentemente diagnosticada com câncer apresentar as interações entre redes protéicas que sugerem resultados adversos, o médico pode lhe receitar um tratamento mais agressivo. Jeff Wrana e sua equipe acompanharam a doença em 350 pacientes e descobriram que nas sobreviventes as redes de proteínas estão organizadas de modo diferente, em relação às mulheres que sucumbiram ao câncer. ;Para avaliar as alterações na estrutura da rede de proteínas, precisamos examinar a expressão dos genes a partir da biópsia;, disse Wrana. Após medirem a produção de proteínas, os cientistas aplicam a tecnologia DyNeMo e obtêm uma probabilidade para o resultado da quimio ou da radioterapia. ;Nosso sistema complementou testes rotineiramente usados na análise clínica do câncer;, comentou o líder do estudo publicado anteontem pela revista científica Nature Biotechnology.
Expectativas
A curto prazo, os cientistas esperam aprimorar o DyNeMo, viabilizando sua comercialização e possibilitando que ele chegue às clínicas de todo o mundo. ;Em sua forma atual, a tecnologia apenas fornece outra dimensão de informação ao paciente e a seu médico;, revelou Wrana, ao estimar um prazo de cinco anos para que o produto se torne uma realidade no mercado. O especialista disse estar ;bastante entusiasmado; para examinar se o DyNeMo pode ser aplicado a vários tipos de tumores e a outras doenças complexas. ;Ainda não temos ideia de quanto tempo levará até isso ser realizado;, admitiu. Apesar da cautela, Wrana e seus colegas celebram o fato de a técnica ajudar os pacientes e os médicos a obterem informações necessárias para a escolha do tratamento mais adequado. Eles também esperam que a ferramenta tecnológica seja usada para prever a resposta do paciente a tipos específicos de drogas, o que seria um avanço na medicina personalizada.
Como funciona a tecnologia DyNeMo na análise do tumor de mama? Nós nos tornamos interessados na ciência de rede, uma área emergente da pesquisa que analisa como as coisas são conectadas umas às outras. As redes estão ao nosso redor e alguns exemplos comuns são redes de interação social, redes de energia elétrica, internet, etc. Nós nos tornamos interessados pelas redes de interação de proteínas. As proteínas são os produtos dos genes e controlam todos os aspectos do comportamento das células no corpo. As proteínas não operam isoladamente, mas trabalham juntas com outras proteínas. Por meio dessas interações, as proteínas se ligam a outras rede. O que parece ser uma grande rede de proteína são, na verdade, todas as proteínas contectadas a uma rede gigantesca de interações. Essas redes em grande escala são fascinantes, porque têm uma estrutura, uma topologia. Isso é análogo à topologia de um mapa geográfico. Não descobrimos essas estruturas em larga escala nas redes de proteínas. No entanto, duvidávamos se mudanças em padrões globais da rede de proteínas estariam associadas ao câncer. Quando analisamos o câncer de mama, fomos capazes de identificar mudanças estruturais na rede de proteínas que estavam associadas a diferentes resultados relacionados ao câncer e essas mudanças foram capazes de prever resultados. A tecnologia complementou testes atuais que são rotineiramente realizados para analisar o câncer no laboratório. DyNeMo é um exame invasivo? Em quanto tempo é possível determinafr se uma mulher tem chances de se recuperar de um câncer de mama? Para avaliar alterações na estrutura da rede precisamos examinar a expressão de genes em biópsias de câncer. Uma vez que a expressão de gene é medida, aplicamos nossa análise e obtemos uma probabilidade do tipo de resultado. É importante indicar que apenas fornecemos uma probabilidade do resultado. Nós nunca damos uma determinação do que acontecerá. Nós estimamos se o tumor levará a um resultado bom ou ruim. DyNeMo não fornece qualquer informação sobre o tratamento. Quais os potenciais do DyNeMo a curto e médio prazos? Quando será possível utilizar a técnica em aplicações clínicas? A curto prazo, nós procuramos desenvolvê-lo comercialmente, para que possa chegar às clínicas. Em sua forma atual, o DyNeMo apenas fornece outra dimensão de informação para um paciente e seu médico. Esperamos comercializar o produto em até cinco anos. Finalmente, estamos bastante entusiasmados para examinar se esse tipo de análise pode ser aplicado a outros tumores ou a outras doenças complexas. Ainda não temos ideia de quanto tempo levará até isso ser realizado.