postado em 03/02/2009 16:08
Um batalhão do exército alemão chagará para ficar na França pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra Mundial, como resultado de um acordo de princípios entre Paris e Berlim, indicou nesta terça-feira (03/02) o ministério da Defesa francês.
"As duas partes entraram de acordo sobre o princípio da instalação de um batalhão alemão no leste da França, como parte da brigada franco-alemã", disse à AFP o general Christian Baptiste, porta-voz adjunto do ministério.
O militar indicou que as negociações prosseguiam, para definir onde a unidade alemã ficará instalada, mas afirmou "ignorar se o tema estará na agenda" do encontro entre o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, previsto para o próximo sábado (07/02) em Munique (sul).
"É a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que uma unidade alemã constituída terá uma guarnição na França", destacou o militar.
A brigada franco-alemã, que conta atualmente com 2.800 soldados alemães e 2.300 franceses - todos instados no sudoeste da Alemanha, em Donaueschingen, Immendingen e Villingen - foi criada em outubro de 1989.
Centenas de soldados alemães, principalmente oficiais, já se encontram na França, no quartel-general do Eurocorpo de Estrasburgo, mas não constituem unidades alemães propriamente ditas.