postado em 04/02/2009 07:50
TEERÃ - O Irã afirmou nesta quarta-feira (04/02) que o lançamento do primeiro satélite do país não tem um objetivo militar, depois da inquietação manifestada pela comunidade internacional.
"O lançamento do satélite é uma conquista científica e técnica e não tem um objetivo militar", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Hassan Ghashghavi.
Teerã anunciou na terça-feira ter colocado em órbita seu primeiro satélite, com o uso do foguete Safir-2. O satélite, batizado de Omid ("Esperança"), tem fabricação 100% iraniana, segundo Teerã.
Os países ocidentais, que temem que o programa espacial iraniano seja uma desculpa para o desenvolvimento da capacidade militar, manifestaram preocupação.
"Os Estados Unidos usarão todos os elementos de capacidade nacional para fazer frente aos diferentes desafios que o Irã representa", reagiu o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.
As atividades nucleares e balísticas do Irã, as ameaças de Teerã a Israel e o apoio do país a grupos terroristas constituem "motivos de inquietação aguda", disse.
Grã-Bretanha, França e Alemanha também expressaram preocupação com o lançamento do satélite iraniano.