postado em 17/02/2009 16:13
O navio de turismo "Ocean Nova", com bandeira das Bahamas, está encalhado na Antártida mas, apesar da situação, não há risco para seus 74 passageiros e 30 tripulantes, informou nesta terça-feira à AFP uma fonte da Marinha de guerra argentina.
"Não há notícias sobre a necessidade de um resgate", acrescentou. O navio está encalhado perto da base argentina San Martín, em território antártico, por causas ainda não estabelecidas.
"O capitão do navio informou que, inicialmente, considera a possibilidade de sair do local por seus próprios meios, com a ajuda da maré alta desta noite (de terça-feira, 17)", destacou a Marinha em comunicado.
A Armada (marinha de guerra) do Chile "coordena as tarefas de apoio, junto com o Centro Coordenador de Resgate Marítimo Argentino de Ushuaia (sul argentino)", segundo nota divulgada em Santiago.
A força naval chilena "enviou ao local o navio espanhol de pesquisa oceanográfica 'Hespérides' e a nave de transporte 'Clipper Adventure' para um resgate eventual dos passageiros do navio sinistrado e colaborar com os trabalhos necessários".
"Tudo está sob controle; não há danos no casco nem perda de combustível".
A Marinha argentina também enviou à zona o avião de exploração P-38 'Orión'.