postado em 17/02/2009 20:58
O presidente do Senado, José Sarney, recebe na próxima quarta-feira (18), às 12h30, uma comitiva de deputados integrantes da Associação Parlamentar de Amizade Itália-Brasil para falar a respeito da extradição do ex-ativista político Cesare Battisti, condenado na Itália pela morte de quatro pessoas. Battisti obteve, no mês passado, o status de refugiado político no Brasil, concedido pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.
O encontro foi agendado pelo deputado Maurício Trindade (PR-BA), a pedido do presidente da associação, o deputado italiano Domenico Scilipoti. Nesta terça-feira, Domenico Scilipoti esteve no Ministério da Justiça, onde entregou carta reiterando a posição do Congresso italiano a favor da extradição de Battisti, devendo entregar também ao presidente Sarney uma carta do mesmo teor.
Participam ainda do encontro com o presidente do Senado o deputado italiano Carlo Monai; o secretário da Associação Itália-Brasil no Parlamento italiano, Carlo Pirillo; e os deputados Maurício Trindade e Aline Correa (PP-SP), representantes da Associação Parlamentar Itália-Brasil.
Mais cedo, às 11h, Sarney visitará o ministro Ubiratan Aguiar, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); e receberá, às 12h, Clifford Sobel, embaixador dos Estados Unidos.