postado em 18/02/2009 07:54
CABUL - As autoridades afegãs receberam de maneira favorável nesta quarta-feira (18/02) a decisão do presidente americano Barack Obama de enviar 17 mil soldados de reforço ao país, mas insistiram que os militares devem ser mobilizados ao longo da fronteira com o Paquistão para impedir a entrada de insurgentes.
Obama anunciou na terça-feira o envio de reforços ao Afeganistão até o meio do ano para "cobrir as necessidades urgentes de segurança", cumprindo assim uma promessa eleitoral de modificar a política externa americana.
"Celebramos o anúncio do envio de novas tropas americanas. É uma decisão positiva", declarou o porta-voz do ministério da Defesa, Mohamad Ishaq Payman.
"Porém, temos nossas próprias condições. Queremos que estas tropas sejam deslocadas pelas zonas onde podem desempenhar um papel positivo para lutar contra os terroristas".
"Queremos que sejam mobilizadas ao longo da fronteira, no leste, sudeste e sul do país", acrescentou o porta-voz, em uma referência aos 2.400 km de fronteira entre Afeganistão e Paquistão, onde os talibãs reconstituíram suas forças.