postado em 18/02/2009 11:16
CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI reiterou nesta quarta-feira (18/02) a condenação às leis que autorizam o aborto ao receber a presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi.
"Todos os católicos e especialmente os legisladores (...) devem proteger a vida desde sua concepção até sua morte natural", afirmou o Papa durante o encontro no Vaticano com Pelosi.
Este foi o primeiro encontro do Papa com um integrante do governo democrata americano desde a posse de Barack Obama.
Vários dirigentes do Vaticano criticaram duramente em janeiro a decisão de Obama de suprimir, como havia prometido na campanha eleitoral, um dispositivo que proibia todas as ONGs que recebem financiamento do Estado americano a praticar abortos ou fornecer serviços relacionados à interrupção da gravidez fora dos Estados Unidos.
A Igreja Católica também critica a autorização concedida por Washington para pesquisas em humanos com células-tronco embrionárias humanas.
As posições do ex-presidente americano, o republicano George W. Bush, contra o aborto e a favor da família tradicional eram apreciadas pela Santa Sé, que discorda de posturas laicas do partido de Obama.