postado em 20/02/2009 10:28
RAMALLAH, 20 fevereiro 2009 (AFP) - A Autoridade Palestina do presidente Mahmud Abbas anunciou nesta sexta-feira que não tratará com o próximo governo israelense se este não estiver comprometido com a paz.
"Não trataremos com o governo israelense salvo se aceitar uma solução baseada nos dois Estados, deter a colonização e respeitar os acordos passados", afirmou o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rudeina.
O líder conservador israelense Benjamin Netanyahu, que foi encarregado nesta sexta-feira pelo presidente Shimon Peres de formar um novo governo em Israel, é contrário a uma solução de paz baseada em dois Estados, um palestino e outro israelense.
Netanyahu, que desde o início se opôs aos acordos de paz de Oslo com os palestinos em 1993, reduziu seu alcance quando foi primeiro-ministro (1996-1999), retomando em grande escala a colonização judia nos territórios palestinos.
Hostil à criação de um Estado palestino, se manteve, no entanto, impreciso sobre suas intenções durante esta campanha eleitoral.