postado em 23/02/2009 21:33
O diretor do FBI, Robert Mueller, estimou nesta segunda-feira (23/02) que os atentados de Mumbai, que provocaram a morte de 172 pessoas no final de novembro, podem se repetir em cidades dos Estados Unidos.
Durante uma conferência sobre a luta contra o terrorismo no Conselho de Relações Internacionais de Washington, Mueller, que ocupa o cargo desde 9 de setembro de 2001, assinalou que várias cidades americanas poderiam ser "vítimas de atentados semelhantes" ao ataque em Mumbai.
O diretor do FBI chegou a citar Seattle (Washington), San Diego (Califórnia), Miami (Flórida) e Manhattan, em Nova York.
"Estes atentados nos lembram que os terroristas, com um vasto programa e pouco dinheiro, podem utilizar armas rudimentares e otimizar seu impacto".
Segundo Mueller, os Estados Unidos seguem sob a ameaça da Al-Qaeda, mas "devem se concentrar em grupos terroristas menos conhecidos", assim como em terroristas que já estejam dentro de suas fronteiras.
O ataque a Mumbai foi realizado por terroristas que partiram da costa paquistanesa em botes infláveis e chegaram à capital financeira da Índia com fuzis de assalto e outras armas leves.