postado em 27/02/2009 14:37
CAMP LEJEUNE - O presidente Barack Obama anunciou nesta sexta-feira (27/02) a retirada da maior parte das tropas americanas do Iraque até o fim de agosto de 2010, para deixar no país uma força "reduzida" antes da partida total, prevista para o fim de 2011.
"Deixem-me dizê-lo o mais claramente possível: até 31 de agosto de 2010 nossa missão de combate no Iraque terminará", disse Obama, ao apresentar sua nova estratégia para o país do Golfo, em discurso pronunciado na base de fuzileiros navais no Estado da Carolina do Norte.
Segundo o presidente, depois de agosto permanecerão ainda entre 35.000 e 50.000 efetivos americanos em território iraquiano.
A Casa Branca anunciou que Obama telefonou logo em seguida para o primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, para informá-lo da decisão.
O presidente também afirmou nesta sexta-feira buscar um diálogo "aprofundado e baseado em princípios" com o Irã e a Síria, os dois maiores inimigos dos Estados Unidos no Oriente Médio, como parte de uma nova diplomacia americana mais aberta.