postado em 27/02/2009 17:09
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve viajar no dia 4 de abril à República Tcheca, que exerce atualmente a presidência rotativa da União Europeia (UE), informou a imprensa tcheca na quinta-feira, citando fontes diplomáticas.
"Não há confirmação oficial, mas em todo caso não circularei por Praga de carro no dia 4 de abril, pois haverá engarrafamentos terríveis", brincou o ministro tcheco das Relações Exteriores, Karel Schwarzenberg, citado pelo site de notícias www.ihned.cz.
Schwarzenberg se encontrou recentemente em Washington com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
"Estamos trabalhando há muito tempo para que Obama visite a República Tcheca e Praga durante a presidência tcheca da UE", no primeiro semestre de 2009, declarou à AFP a porta-voz da chancelaria, Zuzana Opletalova.
"Contudo, ainda não posso confirmar nada, pois cabe aos americanos dar a informação em primeiro", justificou.
A porta-voz confirmou que a presidência tcheca da UE está tentando organizar uma cúpula com os 27 dirigentes europeus e Barack Obama.
"Convidamos Obama para a cúpula", afirmou.
A visita de Obama "está sendo preparada há várias semanas", afirmou, por sua vez, o porta-voz da presidência tcheca, Radim Ochvat, à agência CTK, sem dar mais detalhes.
Hillary Clinton e o secretário americano da Defesa, Robert Gates, acompanhariam Obama nesta viagem a Praga, acrescentou a CTK.
O presidente americano deve assistir à cúpula do G20, no dia 2 de abril em Londres, e à conferência da Otan, nos dias 3 e 4 de abril na fronteira franco-alemã.