postado em 27/02/2009 21:54
Os passageiros do navio Costa Romântica que ficaram presos mais de 24 horas em alto mar, depois de um incêndio que atingiu a casa de máquinas da embarcação, partiram na manhã desta sexta-feira (27) de Montevidéu, capital do Uruguai, para Buenos Aires, na Argentina. De lá, eles voltarão de avião para o Brasil. Além das pessoas que já estavam no navio, os passageiros que embarcariam no cruzeiro na escala em Buenos Aires, na quinta-feira, rumo à Terra do Fogo, também esperam pela remarcação das passagens para voltar ao país.
Porém, as datas de volta ao Brasil ainda não foram apresentadas pela empresa brasileira Costa Cruzeiros, responsável pela viagem. Segundo o bancário brasiliense Ivan Braga, que está hospedado em um dos sete hotéis que recebem os passageiros na capital argentina, pouco foi comunicado pela empresa até o momento. "Até esta sexta-feira pela manhã as informações estavam fluindo bem. Porém, hoje (sexta-feira) fomos até a sede da empresa aqui em Buenos Aires para organizar a remarcação de nossas passagens e fornecer os nossos dados, mas até agora não recebemos nenhuma resposta", explicou o bancário.
De acordo com Ivan, a empresa deixou um funcionário terceirizado, sem informações, para orientar os passageiros no hotel em que está hospedado. Além disso, o número de telefone informado para contato com a organização do evento não atende. "A empresa sumiu. Na única informação recebida nos disseram que teríamos que ir amanhã (sábado), novamente, entregar os nossos dados, algo que já fizemos", indigna-se o brasiliense. "Minha passagem de volta está comprada apenas para o dia 12 de março, quando terminaria o cruzeiro. Enquanto isso estou aqui perdendo as minhas férias", afirmou.
O acidente
Os passageiros ficaram 24 horas presos a 13 km da costa da cidade uruguaia de Punta del Este por conta de um incêndio em um dos geradores, que provocou um blecaute a bordo e impediu o navio de seguir viagem rumo à capital da Argentina. Depois de consertado, o navio se aproximou da baía de Maldonado, para que os quase 1.500 passageiros e 600 tripulantes pudessem desembarcar. O navio havia saído na segunda-feira (23) do Rio e deveria ter chegado à capital argentina nesta quinta.
Em nota oficial, a empresa se desculpou pelo ocorrido e afirmou que vai oferecer opções de reembolso aos passageiros.