postado em 28/02/2009 20:27
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou neste sábado (28/02) a governadora do Kansas, Kathleen Sebelius, para o cargo de secretária da Saúde, anunciou a Casa Branca.
Sebelius aceitou a nomeação, e Obama deve fazer o anúncio oficial segunda-feira na Casa Branca, informou um alto representante do governo.
Considerada uma estrela em ascensão no Partido Democrata, a governadora de 60 anos foi uma das primeiras a apoiar a candidatura presidencial de Barack Obama. Ela chegou a ser cogitada para uma eventual vice-presidência.
No fim de janeiro, Obama designara para o cargo de secretário da Saúde o ex-senador Tom Daschle, que tivera de recusá-lo após a revelação de que deixara de pagar cerca de 120.000 dólares em impostos.
"Errei", admitira então o presidente em entrevista à rede CNN, assumindo a responsabilidade do erro mas reiterando que Daschle era a pessoa mais indicada para reformar o sistema de saúde americano. Sebelius é governadora do Kansas desde 2003.
Sua designação acontece um dia depois da apresentação por Obama de seu orçamento para 2010, que prevê 634 bilhões de dólares em dez anos para financiar as reformas de saúde e a generalização do seguro-saúde.
Terça-feira, durante um discurso solene diante do Congresso, Obama destacou que o preço dos seguros-saúde aumentou quatro vezes mais rapidamente que os salários durante os oito últimos anos.
"Durante cada um destes anos, um milhão de americanos perdeu seu seguro-saúde", explicou. Quando ainda era candidato à Casa Branca, Obama prometeu dar um seguro-saúde aos 46 milhões de americanos desprovidos de cobertura médica.
"Não podemos esperar mais para reformar o sistema de saúde", sentenciou Obama na terça-feira, pedindo "aos trabalhadores, aos médicos, aos democratas e aos republicanos" que começassem a "trabalhar sobre o assunto" durante uma grande reunião prevista para a próxima quinta-feira. "A reforma do sistema de saúde não pode esperar, não deve esperar e não vai esperar por mais um ano", garantiu Obama.