postado em 04/03/2009 07:53
SEUL - A Coreia do Norte ameaçou nesta quarta-feira (04/03) adotar represálias, caso os Estados Unidos ou a Coreia do Sul entrem em seu território, cinco dias antes do início de manobras conjuntas de Seul e Washington, que os norte-coreanos consideram um ensaio de invasão.
"Nosso exército e nosso povo amam a paz e não querem a guerra", afirma o jornal do partido comunista norte-coreano, Rodong Sinmun. "Mas se os inimigos entrarem, mesmo que seja apenas 0,001 mm em nosso território, mobilizaremos todo nosso potencial e executaremos ataques de represália que serão centenas de milhares de vezes maiores", adverte.
"Os Estados Unidos e suas marionetes devem saber que as Forças Armadas Revolucionárias adotarão fortes medidas militares na forma de atos sem piedade que não poderão ser igualados", completa o jornal.
Os exercícios militares, previstos de 9 a 20 de março, incluirão a participação de um porta-aviões americano, 26.000 soldados americanos e de 30.000 a 40.000 oficiais sul-coreanos. Washington anunciou os mesmos como apenas defensivos.