postado em 04/03/2009 17:04
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, manifestou nesta quarta-feira a esperança de convencer a Rússia de participar do projeto de escudo antimísseis que Washington quer instalar na Europa, apesar da hostilidade de Moscou.
"Tenho esperança em convencer a Rússia de fazer parte desta defesa", disse Hillary, em declarações formuladas no avião que a transportava a Bruxelas, a partir do Oriente Médio.
"Acho que eles (os russos) começam verdadeiramente a admitir que não é dirigido contra a Rússia", estimou, evocando o sistema destinado, segundo ela à "defesa mútua" dos Estados Unidos e da Europa "no século 21".
Os americanos planejam instalar na Polônia dez interceptadores de mísseis conectados a um potente radar na República Tcheca. O governo Obama, no entanto, realiza uma reflexão, a fim de verificar a adequação entre o custo e a eficácia desse sistema.
Hillary Clinton iniciou nesta quarta-feira em Bruxelas uma visita de dois dias participando de um jantar com os aliados e parceiros europeus dos Estados Unidos com a conversa centrada no Afeganistão.