postado em 04/03/2009 19:07
O tráfico de drogas nos Estados Unidos é ligado à corrupção das autoridades mexicanas, mas também americanas, declarou o presidente mexicano, Felipe Calderon, em entrevista à AFP.
"No México, é evidente que muitos policiais e representantes das autoridades locais mantêm ligações com o crime organizado. Porém, e digo isso claramente, o tráfico de drogas nos Estados Unidos também é estimulado por um fenômeno de corrupção dentro das autoridades", afirmou.
"Gostaria de saber quantos representantes das autoridades americanas foram levados a julgamento", prosseguiu.
"No México, prendemos, entre outros, o ex-procurador responsável pelo combate ao crime organizado e o ex-comandante da polícia federal. Uma operação 'mãos-limpas' deflagrada dentro do próprio aparelho federal atingiu um ex-governador. Extraditamos quase 200 dirigentes de cartéis das drogas, prendemos 53 mil pessoas em dois anos", destacou o presidente mexicano.
"Acho que os números também têm de ser analisados do outro lado da fronteira, pois não acredito nessa história de que a droga só existe no México e desaparece, como num passe de mágica, na fronteira dos Estados Unidos".