postado em 05/03/2009 11:36
HAVANA - O vice-presidente de Cuba, Carlos Lage, e o ex-chanceler Felipe Pérez Roque renunciaram a seus cargos no governo e no Partido Comunista ao admitir erros, segundo as cartas reproduzidas a seguir:
Havana, 3 de março de 2009
Com. Raúl Castro Ruz
Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros
Segundo Secretário do Comitê Central do Partido de Cuba
Companheiro Raúl:
Dirijo-me a você para renunciar a meus cargos como membro do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e de seu Birô Político e a minha condição de Deputado, Membro do Conselho de Estado e Vice-presidente do Conselho de Estado.
Reconheço os erros cometidos e assumo a responsabilidade. Considero que foi justa e profunda a análise realizada na última reunião do Birô Político.
Fique certo de que meu novo posto de trabalho será uma oportunidade para continuar servindo à Revolução e sempre, como até hoje, serei fiel ao Partido, a Fidel e a você.
Fraternalmente,
Carlos Lage Dávila
Havana, 3 de março de 2009
Com. General do Exército Raúl Castro Ruz
Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros
Companheiro General do Exército
Querido Raúl:
A partir da discussão mantida pelo Birô Político de nosso Partido, na qual participei como convidado, informo minha decisão de renunciar a minha condição de membro do Conselho de Estado, de Deputado da Assembleia Nacional do Poder Popular e de integrante do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.
Reconheço plenamente que cometi erros, que foram analisados amplamente na citada reuniao. Assumo minha total responsabilidade por eles.
Continuarei defendendo, com lealdade e modéstia, a Revolução com cujos princípios e ideais estou e estarei sempre plenamente comprometido.
Reitero minha fidelidade a Fidel, a você e nosso Partido.
Saudações,
Felipe Pérez Roque
As duas cartas foram publicadas no jornal oficial do Partido Comunista, o Granma, e no jornal Juventud Rebelde.