postado em 06/03/2009 10:52
ESTOCOLMO - Retomar uma atividade física regular após os 50 anos de idade é tão benéfico para um homem quanto parar de fumar, segundo um estudo sueco publicado nesta sexta-feira (06/03) pelo British Medical Journal (BMJ).
Após dez anos, a expectativa de vida dos homens que voltaram a praticar uma atividade física após os 50 anos era similar à dos que sempre praticaram uma atividade física, revelou o estudo, realizado a partir de 1970 com 2.205 homens, por pesquisadores da universidade sueca de Uppsala (perto de Estocolomo).
Retomar uma atividade física após 50 anos de vida é tão benéfico quanto parar de fumar, mas é preciso praticar uma atividade física intensa e regular durante 5 ou 10 anos, para depois sentir os efeitos positivos do exercício, segundo o estudo que será divulgado na edição escrita do BMJ.
"Uma atividade física crescente para os homens de idade madura provoca a longo prazo uma redução da mortalidade ao mesmo nível da dos homens que tiveram uma atividade física constante. Esta redução é comparável à obtida quando uma pessoa pára de fumar", concluiu a pesquisa.
De um modo geral, a mortalidade era 32% menos recorrente entre as pessoas que faziam muito exercício do que entre as pessoas que faziam pouco, e 22% menor entre os que faziam uma atividade física moderada.
Os homens que participaram deste estudo, divididos em quatro grupos (sedentários, atividade reduzida, atividade moderada e atividade intensa) tinham aproximadamente 50 anos em 1970, e foram acompanhados aos 60 anos, 70 anos, 77 anos e 82 anos.
Aproximadamente a metade dos homens ocidentais de idade avançada não pratica atividade física regularmente, lembrou o estudo.