postado em 06/03/2009 12:55
BRUXELAS - A secretária de Estado americano, Hillary Clinton, falou sexta-feira (06/03) sobre a política de seu país com um grupo de jovens no Parlamento europeu em Bruxelas, na primeira visita à câmara de um dirigente americano deste nível desde à de Ronald Reagan em 1985.
"Você encarna a oportunidade de reconstruir a política americana e de restaurar a influência de seu país", disse o presidente do Parlamento, Hans Gert Pöttering à secretária americana.
Ela destacou o "milagre" da União Europeia (UE), elogiando a "visão daqueles que criaram um conceito que na época da construção europeia não parecia em absoluto realista".
"Europa e Estados Unidos estão unidos por uma visão compartilhada do tipo de futuro que queremos", acrescentou.
Hillary Clinton respondeu depois, durante uma hora, às perguntas de jovens europeus sobre temas como a ameaça terrorista, a Rússia ou a mudança climática.
"Temos uma consigna na administração de (Barack) Obama: 'não podemos desperdiçar uma boa crise. E não a desperdiçaremos se pode acabar tendo um impacto positivo", disse, falando da mudança climática.
Após sua passagem pelo parlamento europeu, Hillary Clinton participou de um almoço, seu primeiro encontro formal com a UE. Depois, viajará para Genebra, onde se reunirá pela primeira vez com seu colega russo, Serguei Lavrov.