postado em 06/03/2009 16:57
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, começou nesta sexta-feira (6/03), em Genebra, sua primeira reunião com o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, com um gesto de cortesia, oferecendo um "botão de reinício" (Hillary usou o termo em inglês 'reset') para simbolizar a retomada das relações entre Rússia e Estados Unidos.
Ao chegar no salão do décimo-oitavo andar do hotel InterContinental de Genebra, onde alguns jornalistas esperavam, Clinton, que parecia bastante à vontade, se afastou com Lavrov.
"Tenho um presente para você, que simboliza o que o presidente (Barack) Obama, o vice-presidente (Joe) Biden e eu mesma falamos: queremos começar do zero e faremos isso juntos", disse.
Presente
Clinton, então, entregou a ele uma caixa quadrada com um laço, que Lavrov abriu com uma expressão de surpresa.
A caixa continha um suporte de plástico preto e amarelo, com um grande botão vermelho, onde se lia, em russo e inglês: "botão de reinício". "Nos esforçamos muito para encontrar a palavra certa em russo. Conseguimos?", perguntou a secretária americana. Ao que Lavrov começou a rir e respondeu: "vocês erraram".
Depois da sessão de fotos, com Clinton e Lavrov apertando juntos o botão, porta-vozes russos explicaram que a palavra deveria ser 'perezagruzka', mas está escrito 'peregruzka', que quer dizer "sobrecarga".
O ministro russo prometeu colocar o presente na mesa de seu escritório.