postado em 11/03/2009 19:26
A pontualidade britânica não deu o tom na quarta visita do príncipe Charles, herdeiro do trono inglês, a Brasília. Acompanhado da mulher, a duquesa de Cornuália, Camilla Parker-Bowles, o filho da rainha Elizabeth II subiu a rampa do Congresso Nacional às 16h de hoje, com 15 minutos de atraso. Foi saudado às portas do prédio pelos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP). Ficou quase uma hora e meia na sede do Legislativo e também chegou com atraso ao Palácio do Planalto.
Por volta das 17h30, desceu rapidamente do carro com as bandeiras do Reino Unido e do Brasil e fez o mesmo procedimento cerimonial realizado no Congresso. O acesso se deu pela rampa do Planalto. Dessa vez, Charles e Camilla tiveram de cumprimentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Marisa Letícia, no terceiro andar do palácio. Como o príncipe não possui o status de chefe de Estado ou de governo, o protocolo utilizado foi diferente. Lula e Charles discutiram o tema mudanças climáticas, principal mote da viagem do representante da realez
No entanto, o apagão que atingiu boa parte da rede de energia elétrica do Distrito Federal também chegou ao Palácio do Planalto. Eles não chegaram a ficar no escuro, pois a iluminação foi garantida por meio de gerador.