postado em 15/03/2009 16:23
O ministro russo das Finanças, Alexeï Kudrine, falou neste domingo em avanços reais e sérios durante as discussões com seus colegas do G20 na preparação da cúpula do grupo marcada para 2 de abril em Londres.
O principal resultado da reunião dos ministros das Finanças do G20 neste fim de semana em Horsham, perto de Londres, é que "obtivemos avanços reais, sérios para superar a crise" econômica mundial, declarou Kudrine ao canal de televisão russa Vesti. "Estes progressos vão em diversas direções", acrescentou.
A Rússia, a China e outros países têm posições similares sobre inúmeras questões, ressaltou o ministro. "No entanto, nem todos os problemas foram esclarecidos", admitiu.
"O que é certo, por exemplo, é a ajuda aos países que precisam de um apoio internacional. Nós concordamos sobre somas concretas, meios concretos de apoio", explicou Koudrine.
"O G20-Finanças também concordou em apoiar os bancos em dificuldades e com a retomada do crédito destinada ao setor real da economia", acrescentou
Já o presidente russo, Dmitri Medvedev, voltou a criticar em entrevista neste domingo na televisão as instituições financeiras internacionais e pediu reformas no FMI e no Banco Mundial.