postado em 19/03/2009 19:35
O secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, anunciou na última quarta-feira (18/03) uma mudança na execução das leis federais sobre as drogas, dizendo que o governo iria acabar efetivamente com as ações, comuns no governo de George W. Bush contra fornecedores de maconha para fins medicinais, de acordo com o jornal "The New York Times".
Holder deu poucos detalhes sobre as mudanças, mas disse que a ação do Departamento de Justiça seria restrita aos comerciantes que falsamente "usem as leis da maconha medicinal como escudo".
Segundo o jornal, os agentes federais do governo Bush faziam buscas por distribuidores de maconha que violassem os estatutos federais mesmo se estivessem cobertos por leis estaduais. As ações provocaram uma enxurrada de reclamações, principalmente na Flórida, que em 1996 se tornou o primeiro Estado a legalizar a venda da maconha a pessoas com prescrições médicas.
O diretor do projeto de leis sobre drogas da União de Liberdades Civis Americanas, Graham Boyd, disse que os comentários de Holden criaram um equilíbrio razoável entre as leis estaduais e federais e "parecem finalmente terminar a guerra política sobre o uso medicinal da maconha".
Boyd informou ao jornal que autoridades da Califórnia e dos outros 12 Estados que autorizam o uso medicinal da maconha hesitaram em regulamentar as leis por causa da incerteza criada pela administração Bush.