postado em 20/03/2009 16:57
Pelo menos 19 policiais morreram nesta sexta-feira em um confronto e em um ataque praticado por islamitas talibãs no norte e no sudoeste do Afeganistão, informaram as autoridades.
Nove policiais e um chefe de distrito morreram em um enfrentamento com os talibãs na província de Khawzkhan, na fronteira com o Turcomenistão, que em geral não é afetada pela violência dos insurgentes, que se concentram mais no sul e no leste do país.
"Nos combates de hoje entre os talibãs e a Polícia, morreram um chefe de distrito e nove policiais", disse à AFP o chefe da Polícia local, Khalil Aminzada.
Em outro ataque talibã, outros nove policiais morreram e três ficaram feridos na província de Farah, no sudoeste do país, declarou à AFP o governador da província, Rahul Amin. Na ação também morreram seis combatentes.
Esse episódio de violência foi registrado depois de confrontos entre insurgentes e tropas afegãs e norte-americanas ocorridos quando estas receberam informações dos serviços de inteligência de que os talibãs preparavam um ataque contra a casa do governador, explicou Amin. Nesse combate morreram outros sete talibãs, indicou.
Ainda nesta sexta-feira, um terrorista suicida acionou os explosivos que levava em seu carro, também em Farah, matando um policial e ferindo dois, acrescentou o governador.
O Exército norte-americano anunciou a morte de outros seis insurgentes em operações nas províncias de Kunar, Logar e Helmand (sul).
O Afeganistão celebrará no sábado o começo de seu Ano Novo, baseado no calendário solar também em vigor no Irã.