postado em 23/03/2009 08:30
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quer publicar três memorandos da era Bush com detalhes dos métodos utilizados nos interrogatórios dos suspeitos de integrar a Al-Qaeda.
Os memorandos foram elaborados por advogados do Departamento de Justiça durante o primeiro mandato de George W. Bush. Caso sejam publicados será possível conhecer pela primeira vez os detalhes dos métodos de interrogatório a que eram submetidos os suspeitos de terrorismo. "Os memorandos fornecem razões legais para exercer o 'submarino' (simulação de afogamento), as agressões e outros métodos brutais utilizados pela CIA".
Este seria o passo seguinte após a publicação no início do mês de nove memorandos da era Bush, com opiniões que serviram de fundamento jurídico aos métodos polêmicos.
Os nove documentos - o primeiro redigido após os ataques de 11 de setembro de 2001 e o último escrito nos meses seguintes à invasão do Iraque em março de 2003 - fornecem detalhes de como Bush atribuiu a si mesmo o poder sobre os suspeitos de terrorismo.
Os documentos foram divulgados após a promessa da administração de Obama de acabar com os controversos métodos de tortura, como o chamado submarino.