postado em 23/03/2009 15:44
O governo espanhol garantiu aos Estados Unidos que a saída de suas tropas do Kosovo se fará de forma coordenada, não precipitadamente, informou nesta segunda-feira (23/03) o porta-voz do Departamento de Estado, Robert Wood.
"O governo da Espanha nos garantiu que coordenará sua retirada com os comandantes (militares) no terreno", disse Wood em entrevista à imprensa.
"Recebemos a advertência com muito pouca antecipação, mas mantivemos nossas conversas com os espanhóis", acrescentou Wood, depois de lembrar que seu governo se mostrou na sexta-feira passada "profundamente decepcionado" com a decisão espanhola.
Wood não confirmou, no entanto, se a secretária de Estado, Hillary Clinton, havia recebido uma ligação do ministro das Relações Exteriores espanhol, Miguel Angel Moratinos.
O chanceler espanhol assegurou nesta segunda-feira que "a resposta de Hillary Clinton foi positiva" ao anúncio de que seu país se retirava depois de dez anos de presença no Kosovo.
Moratinos e Hillary se reuniram no dia 25 de fevereiro em Washington.
A decisão espanhola "foi tomada por todo o governo e é firme", explicou na Espanha a ministra da Defesa, Carme Chacón, precisando que a missão realizada então pelas tropas espanholas "foi concluída para deixar lugar a outra diferente: a consolidação do novo estado de Kosovo, do qual a Espanha não compartilha".