postado em 25/03/2009 08:49
PITHIVIERS - Um grupo de trabalhadores franceses mantém nesta quarta-feira (25/03) o gerente de uma fábrica retido para obter o compromisso dos proprietários americanos da empresa de um aumento das indenizações por demissões, no segundo incidente do tipo em março na França.
O fato acontece em Pithiviers, centro da França, na fábrica da empresa farmacêutica e química 3M. O diretor está retido desde a noite de terça-feira. "Pedimos para renegociar as indenizações de demissão, um bônus por transferência", explicou o líder sindical Jean-François Caparros.
"Tivemos negociações durante toda a noite, mas não deram resultados. Podem ser retomadas de manhã. Todo mundo está muito motivado. Esta ação é nossa única moeda de troca. Mas não há agressividade".
A fábrica da 3M de Pithviers emprega 235 pessoas. A direção anunciou a demissão de 110 funcionários e a transferência a outras fábricas de 40 trabalhadores por uma queda constante da demanda.
Os gestos de revolta dos trabalhadores franceses ganharam força nas últimas semanas. Em meados de março, o presidente da Sony France foi retido durante 24 horas pelos funcionários de uma fábrica de Pontonx-sur-l'Adour, sudoeste, que também pediram uma revisão das condições de demissão.
Os funcionários da fabricante de pneus alemã Continental jogaram ovos em um diretor depois do anúncio do fechamento da fábrica.