postado em 25/03/2009 16:17
Um caça F-22, o mais avançado avião de combate do mundo, caiu no deserto do sul da Califórnia nesta quarta-feira, indicou um porta-voz da Força Aérea americana, informando não saber se o piloto sobreviveu ao acidente.
"Um F-22 da Força Aérea caiu por volta das 10H00 da manhã (17H00 GMT), a aproximadamente 35 milhas (pouco mais de 56 km) a norte da base aérea Edwards, na Califórnia", indicou o porta-voz Richard Johnson.
Segundo Johnson, o jato havia decolado da base aérea Edwards para uma missão de testes. "Havia um piloto a bordo. Sua situação é desconhecida", acrescentou.
Em outro comunicado, a Força Aérea informou que este é o segundo acidente envolvendo um F-22, construído pela fábrica americana Lockheed Martin.
"O primeiro (acidente) ocorreu durante o processo de testes e avaliação da aeronave, em dezembro de 2004, também em Edwards, no qual o piloto conseguiu se ejetar", explicou.
O projeto do F-22, concebido durante a Guerra Fria, é criticado por não se adaptar muito bem ao tipo de necessidade das forças armadas americanas no Afeganistão e no Iraque, mas é hoje o mais caro jato da Força Aérea, chegando a custar US$ 150 milhões.