Mundo

A tradicional tourada está ameaçada na Espanha

;

postado em 28/03/2009 08:32
Terra das touradas, a Espanha assiste a uma lenta decadência dessa tradição. Em comunidades autônomas, como a Catalunha e o Principado das Astúrias, algumas cidades já têm leis de abolição da prática. Ao todo, 66 municípios catalães tornaram esse tipo de apresentação ilegal. Entre eles está Barcelona, onde não ocorrem apresentações desde 2006.

Nas eleições parlamentares de 9 de março na Espanha, 41 associações de defesa dos animais se uniram para criar o Partido Antitaurino e Contra os Maus-tratos de Animais (Pacma). Entre as propostas de campanha, estavam a abolição das touradas e a demolição de arenas, que seriam substituídas por parques e jardins. O Pacma prometeu investir em campanhas para conscientizar a população de que as touradas são uma forma de tortura.

A Plataforma Prou, instituição que deseja abolir as touradas em todo o mundo, tenta fazer uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP) para que o tema seja discutido no Parlamento da Catalunha. Uma ILP consiste em recolher 500 mil assinaturas em 120 dias numa comunidade autônoma (a Plataforma escolheu a Catalunha pelas altas probabilidades de obter êxito) e, quando finalizar o prazo, em 38 dias, entregar o documento às autoridades, para que a proposta seja discutida e votada.

Uma enquete feita em 2006 pela organização Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) mostrou que as touradas são rejeitadas por 72% dos espanhóis. A Peta acredita que as pessoas na Espanha têm cada vez mais considerado que essas apresentações são atos de crueldade, servindo apenas para atrair turistas ao país.

Jovens toureiros
Na contramão da decadência das touradas na Espanha, ainda é possível encontrar jovens que sonham em seguir a carreira de toureiros. Na Escola Taurina de Arganda del Rey, em Madri, alunos de 10 a 25 anos têm aulas de segunda a sexta e treinos intensos ; inclusive em dias de neve ; para que, um dia, sigam uma das mais antigas tradições espanholas.

Maríza Muñoz, madrilenha de 16 anos, é a única garota na Escola de Arganda. A jovem acredita haver pelo menos mais 20 garotas que estudam para ser toureiras no país. Aos 12 anos, com a influência da família, sentiu que era essa sua vocação. Muñoz, que já se destacou em apresentações de nível amador, tem a intenção de ser toureira até quando puder. Porém, não descarta a possibilidade de seguir outro caminho, se esse não der certo. ;É verdade que devo me formar em meus estudos e construir um futuro para mim, já que a tourada é algo que nunca se sabe ao certo se poderei ou não chegar longe;, pondera.

Eduardo Jiménez tem 14 anos. No povoado onde vivia, seus amigos também demonstravam interesse em apresentar-se nas touradas. Porém, nenhum deles quis seguir esse caminho com seriedade, como decidiu Jiménez quando tinha entre 10 e 11 anos. Ao Correio, o garoto se mostra entusiasmado com os treinos na escola, mas, quando fala dos estudos regulares, demonstra aborrecimento. ;Na Escola Taurina nos obrigam a estudar, principalmente os mais novos. Também nos obrigam a nos formar;, reclama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação