postado em 02/04/2009 11:18
CABUL - Vinte insurgentes morreram nesta quinta-feira (02/04) em um ataque da coalizão sob comando americano, depois de combates na província de Helmand, sul do Afeganistão, anunciou um porta-voz do Exército dos Estados Unidos.
Os combates aconteceram no distrito de Kajaki, quando uma patrulha de soldados afegãos e estrangeiros foi atacada por dezenas de insurgentes com armas leves e lança-foguetes. Diante da resposta dos soldados, os insurgentes recuaram para retornar em seguida em posição de combate.
"As forças da coalizão comprovaram que nenhum não combatente estava na região e solicitaram um ataque de precisão para neutralizar o inimigo", afirma um comunicado. Vinte insurgentes morreram no ataque, afirmou um porta-voz militar americano. A coalizão informou ainda que a operação não deixou vítimas entre os soldados afegãos e estrangeiros.
A província de Helmand e a vizinha Kandahar são os principais focos da insurreição liderada pelos talibãs no Afeganistão. Helmand também é a principal região produtora de ópio no país.