postado em 02/04/2009 17:25
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quinta-feira em Londres que a reunião do G20 foi a primeira da qual participou em que houve igualdade de condições entre emergentes e desenvolvidos no G20.
"É a primeira reunião de que participei na qual os países desenvolvidos estiveram em igualdade de condições com os países em desenvolvimento", declarou Lula, em uma entrevista coletiva à imprensa na embaixada brasileira, depois do final da reunião do G20.
"Hoje foi um momento muito importante para a história mundial", declarou o presidente, depois que os dirigentes do G20 adotaram um plano que injeta um bilhão de dólares na economia mundial e regula os paraísos fiscais, impondo também restrições aos salários e bonificações dos banqueiros.
Segundo Lula, essa reunião de Londres foi diferente das anteriores "porque ninguém chegou sabendo tudo, como se os outros não soubessem nada".
"Com a crise, muitas coisas mudaram porque os países que a causaram ainda não mediram todos os prejuízos que sofreram, porque ninguém sabe seguramente o que deve ser feito", ressaltou o presidente.
Nos últimos meses, Lula lembrou várias vezes que a crise havia nascido nos países ricos.