postado em 02/04/2009 20:33
Enquanto a Coreia do Norte abastece um foguete multiestágio para o lançamento de seu suposto satélite, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama prometeu uma "severa" resposta à ação norte-coreana e o Japão anunciou que fará pressão para a realização de uma sessão de emergência no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com graduados funcionários da Defesa norte-americana, reboques e veículos carregando combustível de foguete estão posicionados na base de lançamento norte-coreana, localizada na costa do país, e o abastecimento já teve início.
Segundo um funcionário de segurança dos Estados Unidos, o processo de abastecimento pode levar "alguns dias". Um alto funcionário da inteligência norte-americana disse que Pyongyang está se preparando para um lançamento no sábado.
Na reunião do G-20 em Londres, Obama e o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, divulgaram um comunicado concordando com uma "resposta severa e unificada da comunidade internacional se a Coreia do Norte lançar um foguete de longo alcance".
Alguns legisladores norte-americanos pedem a Obama que derrube o foguete caso ele ameace os Estados Unidos e seus aliados. O secretário de Defesa, Robert Gates, disse durante uma entrevista para a televisão no final de semana que os Estados Unidos não têm planos de interceptar o foguete, embora possa considerar a medida se um "míssil anormal" estiver direcionado para o Havaí "ou algo do gênero".