postado em 05/04/2009 20:59
Istambul - O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, agradeceu neste domingo ao presidente norte-americano, Barack Obama, por sua "boa vontade" após a primeira reunião entre ambos, realizada em Praga, e ressaltou o "alcance histórico de suas ideias".
"É preciso ressaltar a atitude do presidente norte-americano (...) de proximidade, de boa vontade", declarou Zapatero em uma entrevista coletiva à imprensa após o primeiro encontro entre líderes dos dois países em cinco anos.
As relações entre Zapatero e o ex-presidente norte-americano George W. Bush nunca foram boas devido à decisão do espanhol, assim que assumiu seu cargo, em abril de 2004, de retirar as tropas enviadas ao Iraque por seu antecessor, o conservador José María Aznar, que mantinha excelentes relações com seu colega norte-americano.
O presidente do governo espanhol insistiu no "alcance histórico" das ideias defendidas pelo presidente norte-americano, cuja "eleição e seus primeiros passos como presidente estão carregados de esperança, carregados de futuro".
Zapatero destacou também o discurso de Obama, neste domingo em Praga, sobre sua intenção de pôr fim às armas nucleares, indicando que "produz um grande estímulo e uma grande satisfação".
Zapatero fez essas declarações em Istambul, onde se reuniu com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, depois de seu encontro com Obama na capital tcheca.