postado em 05/04/2009 21:51
Skopie - O candidato do governo, o conservador Giorgi Ivanov, venceu neste domingo as eleições presidenciais na Macedônia, consideradas um teste crucial para a entrada do país na União Européia e na Otan.
Giorgi Ivanov, da Organização Revolucionária-Partido Democrático para a Unidade Nacional (VMRO-DPMNE, no poder), obteve 437.455 votos (63,41%), contra 252.195 (36,56%) para Liubomir Frckoski, candidato da União Socialdemocrata, principal partido da oposição, revelou o presidente da Comissão Eleitoral, Aleksandar Novakovski.
Os resultados, baseados em 97% dos votos, apontam um índice de participação de 40,24%, superior ao limite de 40% necessário para validar a votação.
Liubomir Frckoski aceitou a derrota na noite deste domingo, felicitando Ivanov por sua vitória. "Provamos que podemos realizar eleições à européia: pacíficas, democráticas e sem violência", destacou Ivanov.
A Macedônia tem agora pela frente "três prioridades cruciais", que são a integração à União Européia e à Otan, e "resolver a questão do nome" do país, objeto de litígio entre Skopie e Atenas há 18 anos.
A questão do nome bloqueia o caminho da Macedônia para entrar na UE e na Otan, já que a Grécia afirma que o nome Macedônia pertence, exclusivamente, a seu patrimônio histórico nacional.