postado em 06/04/2009 20:51
Os 34 países que participarão da Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago, aprovaram o projeto final de declaração do encontro, após árduas negociações, informou nesta segunda-feira o coordenador da reunião, Luis Alberto Rodríguez.
O documento central do encontro, que será realizado em Port of Spain de 17 a 19 de abril, foi obtido depois de dez rodadas de negociações, e possui 97 parágrafos, informou Rodríguez, citado em um comunicado da secretaria da Cúpula, promovida pela Organização dos Estados Americanos (OEA).
No entanto, a Venezuela expressou sua insatisfação com o projeto final, que qualificou de "morno", e pediu sua revisão, segundo o embaixador venezuelano na OEA, Roy Chaderton Matos.
Matos lamentou que "alguns países" não queiram conversar sobre a questão do embargo dos Estados Unidos contra Cuba, um tema que o Brasil, a Venezuela e várias nações da América Central gostariam de debater em Port of Spain. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará sua primeira viagem à América Latina no dia 16 deste mês.