postado em 07/04/2009 14:31
WASHINGTON - Quase 70% dos americanos apoia os planos de Barack Obama de retirar a maior parte das tropas do Iraque, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (07/04), no momento de uma visita surpresa do presidente a Bagdá.
Ao todo, 69% dos entrevistados disse ser a favor do plano de retirada, enquanto 30% se declarou contra, revelou a sondagem da CNN e Opinion Research Corp.
Em fevereiro, Obama anunciou que retiraria a maior parte das tropas do Iraque até agosto de 2010, deixando apenas um contingente de 50 mil homens, que permanecerá no país até o fim do próximo ano. Atualmente, os Estados Unidos mantêm mais de 140 mil soldados no Iraque.
Um acordo militar assinado em novembro do ano passado entre Bagdá e Washington prevê que todas as forças americanas devem deixar o Iraque antes do fim de 2011.
A publicação do resultado da pesquisa coincide com a primeira visita surpresa do presidente Obama ao Iraque desde sua chegada à Casa Branca, em janeiro, em meio a uma nova onda de violentos ataques, que o governo iraquiano atribui à rede terrorista Al Qaeda.
A sondagem foi realizada por telefone entre sexta e segunda-feira, e tem uma margem de erro de três pontos percentuais.