postado em 07/04/2009 14:39
PEQUIM - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, iniciou nesta terça-feira (07/04) sua sexta visita à China, onde esteve pela última vez há apenas sete meses, com o objetivo de fortalecer a aliança estratégia entre o primeiro produtor de petróleo da América do Sul e o gigante asiático.
"Há um parto histórico que está fazendo nascer um mundo novo, um novo equilíbrio, uma nova ordem mundial, o mundo pluripolar com o que tanto sonhamos há muito tempo", afirmou Chávez à imprensa ao chegar ao aeroporto de Pequim proveniente de Tóquio.
"Veio abaixo o poder do império dos Estados Unidos, Mao Tsé Tung acabou tendo razão. Em contrate com o tigre de papel do império, se levantam os novos polos do poder mundial, Pequim, Tóquio e Teerã", afirmou.
A respeito de sua visita, afirmou que ela se destina a objetivos concretos em três áreas: fornecer à China um milhão de barris de petróleo diários para 2013, a instalação de refinarias venezuelanas em território chinês e a criação de uma empresa petroleira binacional.