postado em 08/04/2009 09:17
MANAMA - Um grupo de piratas capturou nesta quarta-feira (08/04) na costa da Somália um navio mercante dinamarquês com bandeira americana e 20 cidadãos americanos a bordo, informaram a V Frota dos Estados Unidos e o proprietário do navio.
"Um navio dinamarquês com bandeira americana foi atacado esta manhã 240 milhas náuticas ao sudeste da cidade somali de Eyl", declarou o tenente Nathan Schaeffer, porta-voz da V Frota, radicada no Bahrein. "É um navio mercante", declarou o porta-voz. "É possível que cidadãos americanos estivessem a bordo. A Marinha de guerra está verificando as informações", acrescentou. Ele não especificou a carga do navio.
O proprietário dinamarquês, Maersk, confirmou em um comunicado a presença de 20 americanos a bordo do "Maersk Alabama", um navio de sua filial americana, 500 km à frente das costas somalis.
"Esta manhã, o 'Maersk Alabama', um porta-contêineres, foi atacado por piratas e provavelmente capturado. O navio sob bandeira americana tem uma tripulação de 20 americanos", relata o comunicado. Segundo a empresa, o navio seguia para o porto queniano de Mombasa.