postado em 08/04/2009 11:32
HAVANA - O ex-presidente cubano Fidel Castro declarou que corresponde ao governo de Barack Obama tomar a iniciativa de melhorar as relações com Cuba, segundo artigo publicado nesta quarta-feira (08/04), no qual classifica de "magnífico" um encontro mantido com congressistas americanos.
Fidel fez esta reflexão a partir da pergunta que um dos três representantes democratas fez sobre "o sentido de sua afirmação: 'Obama pode melhorar as relações com Cuba, mas Cuba deve ajudar Obama'".
"Nós não éramos agressores nem ameaçávamos os Estados Unidos. Cuba não dispunha de alternativa alguma que lhe permitisse tomar a iniciativa", explicou o líder comunista de 82 anos a respeito da afirmação feita pelo legislador. Fidel acrescenta que Cuba parte da "segurança" de que as palavras Obama, que se declara favorável a um diálogo com Cuba, "sejam sinceras".
Durante o encontro, Castro perguntou aos legisladores como os cubanos podem "ajudar o presidente Obama a normalizar as relações com Havana", disse a representante Laura Richardson.