postado em 08/04/2009 17:37
A polícia britânica prendeu 12 homens, nesta quarta-feira (08/04), em uma ampla operação antiterrorista no noroeste da Inglaterra, informaram fontes policiais.
Os 12 homens, dos quais o mais jovem tem entre 15 e 20 anos e o mais velho, 41, foram detidos no âmbito da lei antiterrorista, em oito lugares diferentes do noroeste da Inglaterra, anunciou a polícia de Greater Manchester.
Centenas de policiais, membros da unidade antiterrorista do noroeste, apoiados pelas forças de polícia de três condados da região (Merseyside, Greater Manchester e Lancashire), fizeram as detenções em várias batidas, no final da tarde desta quarta, acrescentou a nota.
Segundo a polícia de Greater Manchester, as batidas aconteceram no bairro de Cheetham Hill, em Manchester, na Universidade John Moores, de Liverpool, e na cidade de Clitheroe (Lancashire).
A polícia decidiu efetuar as detenções antes do previsto, depois que um alto responsável da Scotland Yard deixou vazar detalhes da operação.
O chefe da unidade antiterrorista da Scotland Yard, Bob Quick, foi fotografado na quarta, ao chegar a Downing Street, para se reunir com o premier Gordon Brown.
Nas imagens, divulgadas pelas TVs britânicas, podia-se ver os documentos que Quick levava, com os locais e detalhes do dispositivo.
Pouco depois, o responsável antiterrorista admitiu o erro e disse ao chefe da Scotland Yard, Sir Paul Stephenson, "sentir profundamente".
O início da operação foi uma decisão "de ordem operativa", tomada pela polícia e pelos serviços de inteligência do MI5, explicou a ministra do Interior, Jacqui Smith, em um comunicado.