postado em 09/04/2009 09:00
A gordura marrom encontrada nos recém-nascidos, que tem um papel ativo para queimar calorias e regular o metabolismo, persiste nos adultos e oferece um modo de perder peso e combater a diabetes, revela uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (8/4) nos Estados Unidos.
A medicina acreditava que a gordura marrom, ou líquida, existia apenas nas crianças e que, praticamente, desaparecia nos adultos, mas esta "boa gordura" segue presente nos adultos, e com papel ativo, destacam os autores de um estudo publicado na revista do New England Journal of Medicine.
"O fato de haver gordura marrom nos adultos indica que temos um novo caminho para tratar a obesidade e a diabetes", diz Ronald Kahn, da faculdade de medicina da Universidade de Harvard (Massachusetts), principal autor do estudo.
Os pesquisadores, que analisaram 1.972 pessoas, esperam que os progressos tecnológicos de imagem permitam medir melhor a quantidade de gordura marrom e sua atividade, para se ter uma maior compreensão de seu papel e seu potencial no tratamento contra a obesidade e outros problemas de metabolismo.
A ideia de uma nova terapia contra a obesidade envolveria uma forma de estimular a gordura marrom a controlar o peso e a melhorar o metabolismo da glicose.
"Observamos diferenças importantes entre os indivíduos envolvendo a quantidade de gordura marrom segundo a idade, as taxas de glicose no sangue e o nível de obesidade", disse o Dr. Aaron Cypess, da faculdade de medicina de Harvard.
O estudo revela ainda, como já era esperado, que os mais jovens têm, em geral, maior quantidade de gordura marrom.
Os pesquisadores mostraram ainda que a gordura marrom é mais ativa no inverno, devido ao frio, garantindo a queima de calorias para manter a temperatura do corpo.