postado em 15/04/2009 12:59
VIENA - A Coreia do Norte expulsou os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que trabalhavam na usina nuclear de Yongbyon, revelou nesta quarta-feira (15/04) uma fonte diplomática que trabalha na entidade subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o diplomata, os inspetores da agência nuclear da ONU removeram todos os lacres e desativaram todas as câmeras de vigilância que mantinham em Yongbyon antes de retornarem a Pyongyang, a capital norte-coreana.
A Coreia do Norte também comunicou à AIEA que está reativando seu programa nuclear. A decisão norte-coreana é uma reação à repreensão do Conselho de Segurança (CS) da ONU a um lançamento de foguete realizado por Pyongyang na semana passada. Um dia antes, a Coreia do Norte anunciou que boicotará "para sempre" as negociações multilaterais sobre seu desarmamento e prometeu religar seu reator nuclear em retaliação à resolução do Conselho de Segurança da ONU.
A declaração veio à tona apenas algumas horas depois de os 15 integrantes do CS da ONU terem condenado por unanimidade o disparo de foguete por considerá-lo uma violação a resoluções da ONU e intensificado as sanções contra Pyongyang. A Coreia do Norte afirma ter enviado ao espaço sideral, no último dia 5, um foguete transportando um satélite experimental de telecomunicações. Os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul acusaram Pyongyang de ter promovido um teste ilícito de tecnologia utilizável em mísseis balísticos intercontinentais.