postado em 16/04/2009 11:28
CUMANÁ - O presidente venezuelano Hugo Chávez e outros governantes dos países da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) iniciam nesta quinta-feira (16/04) um reunião para discutir a estratégia que usarão durante a Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago, onde planejam fazer ouvir a voz de Cuba.
Chávez se reuniu no fim de semana, em Havana, com Raúl e Fidel Castro para preparar este encontro, onde também discutirão o projeto de criar uma moeda comum, chamada sucre, e medidas para enfrentar a crise econômica mundial.
Os presidentes da Alba se reúnem nesta quinta e sexta na cidade de Cumaná, no litoral oriental da Venezuela, de onde viajarão juntos para a cúpula de Port of Spain.
No encontro da Alba estarão presentes Raúl Castro e os presidentes Daniel Ortega (Nicarágua), Manuel Zelaya (Honduras), o primeiro-ministro Roosevelt Skerrit (Dominica) e os presidentes equatoriano, Rafael Correa, e paraguaio, Fernando Lugo, como convidados. O presidente boliviano Evo Morales, que a princípio não poderia participar por problemas internos em seu país, também estará presente.