postado em 16/04/2009 14:36
JERUSALÉM - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, exigiu nesta quinta-feira (16/04) que os palestinos reconheçam Israel como "Estado judeu", durante reunião com o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, revelaram fontes da Presidência do Conselho.
"Israel espera o reconhecimento por parte dos palestinos do Estado de Israel como um Estado do povo judeu", disse Netanyahu a seu interlocutor, durante um encontro em Tel Aviv.
George Mitchell tentava fazer avançar a ideia de uma solução baseada em dois Estados, um palestino e outro israelense, por ocasião de sua primeira missão no Oriente Médio desde a formação, em Israel, do governo de direita de Benjamin Netanyahu.
"A política dos Estados Unidos se baseia numa solução que inclui dois Estados coexistindo em paz", declarou Mitchell, ao final do encontro em Jerusalém com o ministro israrlendr das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman. "Trata-se de um primeiro encontro. Falamos de nossa cooperação estreita e da harmonização de nossas posições sobre a questão palestina", completou.
A posição dos Estados Unidos se choca com reticências do gabinete israelense, que tomou posse no dia 31 de março, e que descarta, na realidade, a opção de dois Estados, dizendo-se preparado para conversar de paz com os palestinos com base num plano privilegiando seus desenvolvimento econômico.