postado em 18/04/2009 09:15
LONDRES - O Exército de Israel pretende ficar preparado para executar ataques aéreos contra as instalações nucleares iranianas no caso do novo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu assim determinar, informa o jornal britânico The Times.
"Israel quer ter a segurança de que se o seu Exército receber autorização, pode atacar o Irã em poucos dias. Se prepara a todos os níveis para esta eventualidade. A mensagem ao Irã é que a ameaça não é apenas verbal", afirmou uma fonte do ministério da Defesa israelense.
Entre as medidas planejadas está a compra de três aviões radares Awacs e exercícios em escala nacional para preparar a população para possíveis represálias.
As autoridades israelenses consideram que os alvos no Irã podem ser mais de uma dezena, incluindo comboios móveis. Entre eles estão Natanz (leste), onde milhares de centrífugas enriquecem urânio, Ispahan (centro) com túneis repletos de 250 toneladas de gás, e Arak (leste), onde o Irã monta um reator de água pesada para produzir plutônio.
"Não faríamos ameaças sem ter os meios para cumprir. Recentemente tivemos progressos, várias operações de preparação que indicam uma vontade por parte de Israel de atuar", afirmou ao Times uma fonte ligada aos serviços de inteligência.
No entanto, é pouco provável que Israel execute ataques sem receber ao menos uma aprovação tácita do governo dos Estados Unidos, que acaba de adotar um tom mais conciliador com Teerã, completou a mesma fonte.