postado em 19/04/2009 16:46
PORT OF SPAIN - O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, justificou neste domingo (19/04) a decisão de não assinar a declaração final da Cúpula das Américas por causa de diferenças irreconciliáveis, mas destacando a nova atitude do presidente Barack Obama, afirmou que seu colega americano é "o chefe de um império encurralado por suas regras".
"Não houve possibilidade de superar as diferenças", assinalou Ortega, que fez questão de fotografar ao lado do colega americano na véspera.
A respeito desse primeiro contato de Obama com seus vizinhos, Ortega afirmou: "Apesar de mostrar disposição de abordar os temas, Obama é o chefe de um império encurralado por regras que não consegue mudar".
Nicarágua e os demais países que formam a chamada Alternativa Bolivariana das Américas (ALBA) - entre eles a Bolívia, Venezuela e Honduras - expuseram em Trinidad e Tobago suas reservas a respeito da declaração final da cúpula, principalmente em relação à forma com que o documento se refere a crise econômica mundial e a composição e o papel da Organização de Estados Americanos (OEA). Além disso, assinalaram sua solidariedade com Cuba, que não aparece mencionada no texto.