postado em 19/04/2009 17:50
ROMA - Três quartos das residências afetadas pelo terremoto no centro da Itália, no dia 6, poderão ser habitadas em um mês, disse ontem o primeiro-ministro Silvio Berlusconi. O terremoto na região de Áquila deixou 58 mil desabrigados, dos quais 34 mil estão vivendo em acampamentos.
Falando à televisão estatal, Berlusconi disse que 57% das moradias atingidas já estão habitáveis, e outros 19% estarão em boas condições em menos de um mês. O primeiro-ministro atribuiu a informação a especialistas, durante sua quarta visita à zona atingida.
Berlusconi também afirmou que não haverá um novo imposto para financiar o trabalho de reconstrução. Ele reiterou sua promessa de que nenhum morador estará vivendo em barracas até o próximo inverno.
O primeiro-ministro disse que uma lista de 38 edifícios de importância artística e histórica será enviada a vários países que prometeram ajudar na reconstrução. Berlusconi disse que esses países poderão "adotar" financeiramente o trabalho de restauro a ser feito.