postado em 22/04/2009 15:18
O Ministério Público da Venezuela informou nesta quarta-feira (22/4) que um tribunal de Caracas emitiu uma ordem de prisão internacional contra o prefeito de Maracaibo, Manuel Rosales. O líder oposicionista está atualmente em Lima, no Peru, onde pediu asilo político.
A corte pediu apoio da Polícia Internacional (Interpol) e da polícia do país para deter Rosales. Segundo o Ministério Público o pedido ocorreu porque Rosales "demonstrou não possuir vontade de se submeter ao processo contra ele", por suposto enriquecimento ilícito.
O tribunal justificou a medida contra o prefeito, também ex-candidato à presidência, por considerar que ele "não contribuiu com sua conduta à boa administração da Justiça, e a celeridade do processo é obrigação do juiz".
O tribunal de Caracas enviou ofícios à polícia judicial e ao chefe da Interpol entre outros órgãos, para que capturem o prefeito, afirma o texto. Rosales reclama de perseguição política por parte do presidente Hugo Chávez, que o derrotou nas últimas eleições nacionais.